13ª Convenção Brasileira de Hospitais - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

13ª Convenção Brasileira de Hospitais

Publicado em : 22/07/2019

13ª CBH
Área expositora apresentará soluções e produtos inovadores para o mercado da saúde



A evolução do setor saúde, e consequentemente a melhoria do acesso da população a serviços assistenciais, exige o fortalecimento de toda cadeia produtiva. É com este entendimento que a 13ª Convenção Brasileira de Hospitais (13ª CBH) reservou um espaço estratégico para que gestores hospitalares e profissionais de saúde conheçam produtos e soluções inovadoras que estão no mercado, apresentados diretamente por seus fornecedores.

Na área expositora da 13ª CBH, estarão presentes empresas que têm investido em soluções digitais para antigos problemas da gestão hospitalar, bem como fornecedores de equipamentos e insumos médico-hospitalares que são referência no mercado da saúde na América Latina.  Estarão presentes empresas como Sucesso Médico, Baumer, MV, Optium, Pixeon, Sabin e Samtronic, entre outras.

Rede Hospitalar da Bahia
Com a área expositora, a expectativa é que a 13ª CBH amplie as possibilidades de parcerias e fomente o mercado da saúde na Bahia e na região Nordeste, áreas onde há ampla possibilidade de expansão.

De acordo com “O Cenário dos Hospitais no Brasil 2019”, estudo recém publicado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH), o estado da Bahia conta hoje com 409 unidades hospitalares, sendo 352 delas privadas e 57 públicas. No setor privado, o estado disponibiliza 13.657 leitos, o que leva a uma média de 1,83 leitos/ 1000 habitantes. Pouco acima da média da Região Nordeste que é de 1,78, porém muito abaixo do que preconiza a Organização Mundial da Saúde, que é de 3,2.

Dos 352 hospitais privados, pouco mais da metade (56%) realizam atendimentos a usuários do SUS. Vale também destacar a regionalização da rede hospitalar baiana. Atualmente, 73,6% de todos os hospitais do estado estão em municípios do interior. E deste total, 39% estão em cidades com menos de 100 mil habitantes.

Outro dado que mostra a importância de pequenas unidades hospitalares para a rede do estado, é que sete a cada 10 hospitais da Bahia são considerados de pequeno porte e contam com até 50 leitos à disposição.

No tocante ao mercado da saúde, a Bahia tem recebido investimentos de capital estrangeiro e de empresas locais, tanto em modernização quanto em tecnologia e gestão de pessoas. Há também investimentos em programas de “Acreditação” nacionais e internacionais e em ampliações das capacidades instaladas de atendimentos.

Informação que é comprovada pelo estudo da FBH. Os números do setor demonstram que após a crise que afetou a economia do país, entre os anos de 2014 e 2015, que culminou no fechamento exponencial de hospitais e leitos hospitalares por todo Brasil, o mercado de saúde da Bahia retomou rapidamente o crescimento e hoje, com 352 unidades hospitalares privadas, já ultrapassa o número de hospitais que existiam no estado em 2010, que era de 350.