A importância do Facilities na Gestão da Saúde! - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

A importância do Facilities na Gestão da Saúde!

Publicado em : 03/08/2022

 

As experiências da terceirização são das mais diversas a começar pela própria definição do que é facilities.

 

A gestão de facilities pode envolver do controle de acesso a manutenção elementar, passando por rouparia, governança, serviços de concierge e todos os demais que integram ambientes a pessoas. Assim, existem muitos aspectos técnicos que precisam ser considerados, além de regulamentação, como ganhos de escalas, produtividade e o encantamento, a experiência do cliente.

 

Vivi como executiva de operações, a experiência em duas grandes empresas multinacionais de trabalhar com a terceirização de serviços de facilities, alcançando muito sucesso, tendo assim ganhos não apenas econômicos, mas principalmente na qualidade do que era o core do negócio.

 

Sob o aspecto econômico, é importante considerar que estudos evidenciam que em média, existe uma perda de 20% da carga horária anual contratada devido a cobertura de férias, licenças, faltas, aspectos estes que uma vez terceirizados passam para a responsabilidade da empresa que assume e estão contemplados no contrato.

Aqui, é importante destacar ainda na dimensão econômica, que quanto mais se ampliar a terceirização de serviços sinérgicos em facilities com o mesmo parceiro, ganha-se eficiência na economia e na gestão, concentrando uma interlocução única para os diversos serviços que fazem a integração de pessoas a ambientes.

 

Quando por exemplo, tem-se a entrada não só da limpeza hospitalar, mas também do serviço de rouparia e de camareira, existe potencialização entre lideranças com aproveitamento maior de tempo de fluxo, aumentando inclusive a produtividade desse tipo de serviço e a fluidez das equipes para acompanhar a jornada do cliente nas unidades de serviços de saúde - este olhar e integração fazem toda a diferença.

 

Um aspecto por vezes questionado é uma possível barreira da integração cultural entre terceiros e equipes próprias.

Em um mundo cada vez mais integrado, o trabalho de suporte das equipes de desenvolvimento de pessoas possui recursos e estratégias que não apenas superam esta questão como potencializam resultados, uma vez que o olhar externo de especialistas traz segurança e libera criatividade e humanidade.

 

Desta forma, a experiência de terceirização tem se demonstrado exitosa nas parcerias entre empresas de facilities e grandes grupos, mas também em serviços locais que possuem características regionais marcantes, como sabemos é próprio do nosso País.

 

O fundamental é que o trabalho seja com o parceiro certo.

E aqui faz toda a diferença quando o prestador é focado em saúde.

 

A ApoioEcolimp tem história, vocação e é especialista para a saúde em todas as suas dimensões - para o trabalho técnico, cultural, humano e de uma entrega com saúde para um ambiente saudável e acolhedor.

Nossa expansão, cada vez mais, tem demonstrado o quanto pode potencializar parcerias locais, desenvolver fornecedores e obter sucesso na entrega do que é o objetivo de todos - Saúde.

 

Chrystina Barros

Pesquisadora e Doutoranda em Administração no Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde do COPPEAD/ UFRJ.

CEO da ApoioEcolimp