Entidades nacionais que representam o setor de saúde se pronunciam, em nota, sobre lei que institui piso salarial para enfermagem - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Entidades nacionais que representam o setor de saúde se pronunciam, em nota, sobre lei que institui piso salarial para enfermagem

Publicado em : 09/08/2022

As entidades nacionais que representam o setor de saúde propuseram, perante o Supremo Tribunal Federal (STF), ação direta pleiteando a declaração de inconstitucionalidade da lei que criou piso salarial mínimo nacional para a enfermagem. 

A ação, segundo as entidades (Abramed, ABCVAC, ABCDT, Anahp, CNM, CMB, Cnsaúde e a FBH)  tornou-se indispensável após frustradas todas as tentativas de obter do Congresso Nacional e da Presidência da República o cumprimento da promessa feita para que, paralelamente à criação de uma despesa anual de R$ 16 bilhões, houvesse a indicação de fontes que pudessem compensar os efeitos da lei. 

No documento os serviços de saúde reiteram a posição que defendem desde o início deste debate: respeito ao papel da enfermagem, concordância com a necessidade de permanente valorização da categoria e disposição ao diálogo, como ocorre e pode ser testemunhado em cada serviço de saúde do país, mas defende que o Congresso Nacional e a Presidência da República, apesar de todos os estudos e dados apresentados, ignoraram  as pesadas consequências para a população brasileira  da lei sancionada. 

Os serviços de saúde vivem no Brasil de duas fontes de financiamento: o Sistema Único de Saúde (SUS) e os valores pagos aos planos de saúde. Nos dois casos, a lei sancionada transferiu  a conta para o já fragilizado sistema público de saúde do Brasil, e para as pessoas e empresas que pagam planos de saúde. E, pior: exige que, especialmente prestadores menores, como clínicas e pequenos hospitais e Santas Casas — maioria absoluta no país — busquem recursos que não possuem para o pagamento imediato da lei.                       

As entidades aguardam  pelo pronunciamento do Poder Judiciário enquanto seguem em tratativas junto ao Poder Executivo e Legislativo para que seja cumprido o que foi prometido: que sejam identificadas e aprovadas as fontes de financiamento para que a lei seja cumprida de maneira sustentável, como todos gostariam.

*A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) integra a Federação Brasileira de Hospitais (FBH)