Higienização em serviços de saúde será tema de palestra na AHEG - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Higienização em serviços de saúde será tema de palestra na AHEG

Publicado em : 28/10/2019

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), por meio da sua Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS), promoverá uma palestra sobre a higienização em serviços de saúde. A atividade acontecerá nesta quinta-feira (31), das 14 às 16 horas, no auditório da entidade.

O tema será apresentado pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti, que irá apresentar alguns conceitos básicos, os fatores que favorecem a contaminação e a finalidade do serviço de higienização e limpeza. 

A palestrante também abordará regras básicas da higienização, técnicas de limpeza e desinfecção, tipos de limpeza e suas etapas e frequências, novas tecnologias, bem como produtos e materiais que podem ou não ser utilizados.

"A limpeza e desinfecção de superfícies são elementos que convergem para a sensação de bem estar, segurança e conforto dos pacientes, além de corroborar para o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde. Isso porque garante a redução do número de microrganismos nas superfícies, uma vez que o ambiente é apontado como importante reservatório de microrganismos em serviços de saúde, especialmente os multirresistentes", ressalta Piretti.

A médica infectologista e coordenadora da Consultoria em SCIRAS da AHEG, Dra. Bethânia de Oliveira Ferreira, reitera ainda que a higienização de um serviço de saúde segue regras próprias, tanto em relação à execução do processo quanto aos saneantes e que, por isso, a palestra também abordará a legislação vigente e as exigências da Vigilância Sanitária.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (62) 3093-4307 ou na própria sede da associação, que fica na Alameda Botafogo nº 101, no Setor Central, em Goiânia. A entrada é gratuita para associados, mas não associados também podem participar da programação, mediante pagamento de uma taxa de R$ 80. Ao final da capacitação, todos os participantes recebem certificados.