Inpart Saúde desponta no cenário nacional ao atingir a marca de 800 mil cotações mensais em OPME - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Inpart Saúde desponta no cenário nacional ao atingir a marca de 800 mil cotações mensais em OPME

Publicado em : 12/05/2022

Neto Carloni, CEO da Inpart Saúde

Empresa especialista no gerenciamento dos produtos de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs) dobra de tamanho durante a pandemia ao conquistar a confiança de gigantes clientes

 

Na área da saúde, um dos setores mais delicados a se tratar é o de Órteses, Próteses e Materiais Especiais, popularmente conhecidos como OPMEs. Devido ao alto valor dos produtos e alguns problemas burocráticos de registro, o processo de aquisição é custoso e demorado, causando problemas como atraso no atendimento dos pacientes. A demora nas cirurgias se tornou comum por causa da pandemia. A necessidade de reorganizar leitos para combater o coronavírus afetou o atendimento de cirurgias eletivas, comuns em OPME. Segundo dados do Ministério da Saúde, esse procedimento médico reduziu em 40% em 2020.

Desde 2004, a Inpart Saúde, primeira empresa especializada e vertical nesse segmento, atua para otimizar os processos de compra e gerenciamento dos produtos a fim de estabelecer uma conexão segura com todas as partes envolvidas na aquisição das OPMEs.

A empresa conecta Operadoras, Hospitais, fabricantes e distribuidores e por meio da sua plataforma online que beneficia mutuamente os envolvidos no processo de compra e venda dos materiais de OPME. Enquanto os fornecedores agregam valor ao seu negócio, alcançando novos hospitais, o hospital, por sua vez, amplia seu leque de opções. A tecnologia possibilita maior transparência do início ao fim das negociações, com acompanhamento em tempo real de ambas as partes.

CEO da Inpart Saúde, Neto Carloni explica que o serviço da empresa se valorizou ainda mais devido ao fato da
inclusão de novos clientes de grande relevância do mercado de saúde, e a solução eletrônica trouxe de forma efetiva uma redução substancial de custos dos materiais para os hospitais.

“Além de ampliar o controle da gestão de compras hospitalares, como leque de fornecedores do mercado e melhorando o processo através dos sistemas digitais, ainda oferecemos todo um processo, desde as guias de autorização até a liberação de OPME e inserção da NF no sistema, o que foi fundamental neste momento”, em que se busca cada vez mais transparências e regras de Compliance por todos os lados.

Desde a inauguração, a Inpart Saúde formou uma grande cadeia produtiva. Atualmente, sua base conta com mais de 2.400 fabricantes de OPME, 2.800 distribuidores e mais de 516 mil médicos cirurgiões. A empresa conta com clientes como seguradoras, hospitais de referência nacional e mundial e operadoras de saúde, entre elas a UHG – UnitedHealth Group, controladora do grupo Amil.

Carloni, explica que a empresa cresceu organicamente em 2020, após subir em 100% seu faturamento e crescer 150% na carteira de clientes. De acordo com o executivo, a pandemia e o investimento em tecnologia impulsionaram esse resultado. “É um conjunto de fatores. A mudança de mentalidade da empresa com seu serviço de tecnologia foi muito importante. Desenvolvemos uma plataforma mais robusta na entrega para os beneficiários, revertendo situações de risco de perda de clientes e fazendo-o entender o valor e a necessidade da plataforma”, observa.

Os resultados expressivos do ano passado viabilizaram novos investimentos em sistemas e na plataforma Inpart Saúde. Desse modo, os clientes contam com acesso a mais de 500 mil itens únicos, divididos entre fornecedores e fabricantes.

Devido à sua especialização de quase 20 anos de mercado a empresa se consolida como desenvolvedora de soluções que otimizam o processo de busca para o fornecimento de materiais, melhoria na qualidade do processo operacional e agilidade de acesso às informações.

O executivo explica, ainda, que após o cadastro dos itens desejados, a plataforma com o uso da inteligência artificial permite que sejam montados ‘kits’ para os procedimentos cirúrgicos.

Vantagens exclusivas da plataforma:

· Cotação e compras on-line e em tempo real
· Rastreabilidade e histórico de processos
· Rapidez, segurança, atualização, clareza e confiabilidade de informações
· Aumento de produtividade
· Diversidade de fornecedores e materiais
· Relatórios customizáveis
· Transparência e ética em processos

 

Redução de desperdícios
 

Um dos aspectos mais importantes do uso da solução é a análise de custos dos materiais solicitados. Na análise do CEO, a Inpart Saúde contribui para a busca de um processo ótimo no setor de OPME, onde estão cadastrados os mais importantes fornecedores do mercado e possibilitando ao cliente um melhor controle dos materiais via sistema digital, sempre de maneira nítida. “No mercado, infelizmente ainda existe a falta de transparência e organização, gerando um acúmulo de desperdício e dá margem a fraudes. Quem paga o alto custo é o paciente/consumidor final”, explica.

Neste momento, um dos principais objetivos da Inpart, segundo o executivo, é reestruturar a cadeia produtiva do setor de OPME. “A nossa preocupação é de adotar o espírito de fazer o bem entre os profissionais envolvidos e apresentar soluções de transparência nesse segmento”, projeta

Foco nas aquisições

A Inpart vai aproveitar o bom momento para destinar parte dos investimentos a aquisições de players de saúde no mercado nos próximos anos. Por isso, a empresa acredita que haverá alta na base de clientes, o que possibilitaria uma integração ainda mais benéfica aos usuários da plataforma. “Buscamos empresas para aquisições no mercado de saúde. Cresceremos nesse passo nos próximos anos. Haverá uma busca por soluções digitais que possam trazer resultado para operadoras, planos de saúde, hospitais e fornecedores”, observa Carloni.

Em 2021, a empresa apostou na exportação dos serviços para o mercado latino-americano e Europa. O executivo explica que países como Argentina, Chile e México ainda se desenvolvem nessa área, fazendo o controle da OPME de forma manual. Sendo assim, o sistema vai evoluir esse trabalho, garantindo redução de
custos operacionais e financeiros. A internacionalização já começou. No México, por exemplo, a empresa está realizando parcerias locais, que atuam na gestão hospitalar.

Carloni garante, ainda, que a plataforma se adaptará facilmente em outros países. “Nossa plataforma, é 100% aderente à lei brasileira LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Desse modo, já configuramos nossas aplicações para os mercados internacionais” onde a LGPD já está aplicada há mais tempo.

Após quase 20 anos de mercado, Carloni acredita que a empresa leva cada vez mais transparência ao setor no Brasil, com projeção de expandir essa iniciativa internacionalmente. “Está levando a cultura da importância
do controle do uso desses produtos. Talvez por conta do tamanho do mercado brasileiro de OPMEs, estamos décadas à frente nesta gestão”, declara o CEO.

 

Legislação para o controle de autorização de OPME

 01/07/2022

A legislação de controle e regulamentação de OPME´s tem como base a lei  nº 6.360 de 23 de setembro de 1976, que trata sobre a Vigilância Sanitária a que ficam sujeitos os Medicamentos, as Drogas, os Insumos Farmacêuticos e Correlatos, Cosméticos, Saneantes e Outros Produtos. Considerando a necessidade de regulamentar a utilização e o controle de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) [...]

Educação Financeira: da liberdade para a independência financeira

 24/06/2022

Nunca se falou tanto sobre liberdade e independência financeira, e não é raro vermos estes termos sendo utilizados como sinônimos, porém, eles se referem a situações distintas. Para compreender melhor qual a diferença entre liberdade e independência financeira, primeiramente é importante conhecer a definição de cada uma delas. Afinal, o que é liberdade financeira? A liberdade financeira, que [...]

Encontro dos Gestores Hospitalares de Goiás - A Engenharia Clínica e a Transformação da Gestão Hospitalar

 21/06/2022

No dia 07 de julho, às 17h, será realizado mais um Encontro dos Gestores Hospitalares, que tratará sobre o tema principal “A Engenharia Clínica e a Transformação da Gestão Hospitalar”. Contamos com o apoio institucional da Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e dos nossos parceiros Unimed Goiânia, Sicoob Unicentro Br, Apoio Ecolimp, Inpart Saúde, Wareline, MV, Síntese, Soluti e Apsen [...]

Unimed Goiânia está lançando o plano Aurum

 15/06/2022

Para você aproveitar o máximo da vida, a Unimed Goiânia está lançando o Aurum, um plano que cuida da sua saúde ao máximo. São diferenciais brilhantes para você contar com a melhor proteção, sempre. • Rede Credenciada de Excelência • Cobertura nacional • Check-up anual • Cirurgia robótica • Serviço de concierge exclusivo • Reembolso de [...]

EXPEDIENTE AHEG

 14/06/2022

A AHEG informa que, devido ao feriado de Corpus Christi na quinta-feira (16/06), não haverá expediente no dia 17/06.

Por que aprimorar a gestão do negócio em saúde

 08/06/2022

A gestão do negócio em saúde é permeada de desafios. Não é tarefa fácil especificar metas e objetivos, direcionar projetos, gerenciar processos que envolvem diversas áreas, controlar compras e custos, supervisionar convênios e contratos... Os hospitais são empresas como qualquer outra e precisam ser vistos como tal. Na verdade, são estruturas muito vivas e que podem apresentar um grau de complexidade bastante [...]