OPME’s: gestão ética e econômica - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

OPME’s: gestão ética e econômica

Publicado em : 05/08/2022

As OPME´s são conhecidas por serem materiais de alto custo, isso gera especulações econômicas e a necessidade de atenção na hora de sua aquisição. Uma visão ética e técnica ajuda no controle e em uma gestão mais econômica. A grande variação no mercado de produtos de OPME’s resultou na necessidade de normatização com base na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), dessa forma facilitou a criação de estratégias de compras e controle desses materiais.

Em 2015 foi relatada pelas mídias sociais a questão das “Máfias de OPME’s”, o que fomentou a discussão em relação a ética e a transparência nesse processo, relatando que muitas vezes os médicos e outros  profissionais da saúde são assediados pelas distribuidoras e fabricantes desses materiais, essa prática é ilegítima e criticada  pelo Conselho Federal de Medicina.

Antes um assunto pouco debatido na imprensa com a reportagem das “Máfias de OPME’s”, veio a tona as questões éticas e econômicas que envolvem o processo de gestão desses materiais, todo esse debate repercutiu em ações para combater a assimetria de preços, a traçar planos de ações que combatem possíveis fraudes contra a saúde, e trazer maior segurança e confiabilidade a pacientes que necessitem desse tipo de material.

A utopia para culminar com essa prática seria fazer a validação e seleção desses materiais com base nas orientações das entidades reguladoras, tais como a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Conselho Federal de Medicina, o Conselho Federal de Odontologia, entre outras medidas que foram debatidas na Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Atualmente a tecnologia veio para agregar e auxiliar em todo processo de OPME’s, dentre as empresas mais tradicionais do mercado a Inpart Saúde se destaca por ser especializada em todo processo de aquisição e acompanhamento de OPME’s. A Inpart trabalha em conformidade com as   normas da ANVISA e é 100% aderente ao LGPD, praticando um controle rigoroso quanto a esses requisitos, o que proporciona aos seus clientes toda tranquilidade e rastreabilidade em todo processo que envolve OPME’s.

A plataforma Inpart Saúde contempla todos grandes fornecedores e fabricantes de OPME’s, pois tendo tradição no ramo, com o tempo estruturamos nossa base com grandes parceiros, além de toda nossa base, também foi mapeado adequadamente todo o processo de gestão de materiais especiais, garantindo sempre a melhor negociação e rastreabilidade no processo.

Todas essas estratégias culminam para gestão mais apropriada e confiável dos implantes nos quais os pacientes possuem direito, um alinhamento estratégico e boas práticas garantem a racionalização de despesas, sem prejudicar na qualidade do resultado, sempre preservando a ética em todo processo.

A Inpart Saúde tem a missão de atender todas as regulamentações que abrangem materiais especiais, manter as informações em sigilo conforme LGPD, otimizar o processo de aquisição de OPME’s de maneira que as operadoras e hospitais obtenham economia e gerenciem melhor os custos e resultados.