Programa de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde é tema de palestra na AHEG - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Programa de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde é tema de palestra na AHEG

Publicado em : 22/01/2020

Autor : Assessoria de Comunicação da AHEG

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) promoverá, no dia 30 de janeiro, uma palestra sobre o Programa de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde (PCIRAS), conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. A atividade, que é voltada para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde, será realizada das 14 às 16 horas, na sede da entidade.

A explanação será comandada pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti. Além de apresentar os detalhes da elaboração do PCIRAS, a palestrante irá abordar questões relacionadas à regulamentação, estruturação e funcionamento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), entre outros assuntos.

“É uma aula superinteressante para todos, principalmente para quem precisa estruturar este serviço. Todo hospital deve montar uma CCIH para que o controle de infecção seja feito e esse é um assunto básico e indispensável para a estruturação e funcionamento da Comissão, por isso, a procura é sempre tão grande”, reitera a médica infectologista e coordenadora do grupo de estudos, Dra. Bethânia de Oliveira.

As inscrições são gratuitas para associados da AHEG e podem ser feitas pelo telefone (62) 3093-4307 ou pessoalmente na sede da associação, que fica na Alameda Botafogo, nº 101, Setor Central, em Goiânia. Já profissionais não associados podem participar da programação mediante pagamento de uma taxa de R$ 80. Ao final da capacitação, todos os participantes recebem certificados.

Consultoria em SCIRAS
A palestra integra a programação anual da Consultoria em SCIRAS da AHEG, cujo objetivo é informar sobre os temas básicos e indispensáveis para o funcionamento de uma CCIH. Nos próximos meses, a entidade abordará os seguintes temas: Indicadores Epidemiológicos (27/02); Higiene das Mãos, Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Precauções (26/03); Central de Material e Esterilização – CME (30/04); Bundles (28/05); Acidente com Material Biológico (25/06); Segurança do Paciente (30/07); Lavanderia (27/08); Higienização nos Serviços de Saúde (24/09); Prevenção de Infecção de Sítio Cirúrgico (29/10); Cuidados Relacionados ao Acesso Vascular Periférico (26/11); e Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS (10/12).