Encontro dos Gestores do mês de abril traz conflitos da gestão como tema
Publicado em : 25/04/2024
Encontro dos Gestores do mês de abril traz conflitos da gestão como tema
Realizado no dia 25 de abril, às 9h, no auditório da AHEG, evento reuniu três palestrantes e uma plateia entusiasmada
A segunda edição do Encontro dos Gestores Hospitalares do Estado de Goiás de 2024, realizada no dia 25 de abril, no auditório da AHEG, contou com a presença de três experts. Roberta de Oliveira, Gabriel Garola e Carlos Hiran Goes de Souza apresentaram o tema "Alternativas para os conflitos da gestão em saúde". As três palestras foram sucedidas por um bate-papo com a plateia.
A consultora de Acreditação e avaliadora líder na área da saúde, Roberta de Oliveira, abriu as apresentações trazendo o seguinte recorte para o tema: "O custo da não-qualidade em saúde". "Não existe tecnologia suficiente se não olharmos para os nossos processos", alertou a especialista. Segundo apontou, é preciso voltar o olhar para as "torneiras abertas da empresa": o retrabalho, o desperdício de recursos, decisões baseadas no "achismo" e a falta de capacitação das equipes, por exemplo. "É preciso atuar de forma preventiva e o caminho sempre é o do processo. Investir em Acreditação, por exemplo, é algo que dá retorno", afirmou.
Na sequência, subiu ao palco o consultor Financeiro, Professor de História e Cooperativismo, Gabriel Garola, que tratou dos "Diferenciais do cooperativismo". Em uma palestra bastante informativa e repleta de dados históricos, Garola exaltou os benefícios do cooperativismo e como este pode ser aliado nos processos de mediação de conflitos. Ele lembrou que a ONU já anunciou que 2025 será o ano do cooperativismo, seguindo os desafios de alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável traçados pela organização. Neste sentido, lembrou o historiador, o cooperativismo tem uma vantagem, pois "trabalha em prol da justiça financeira".
A manhã de palestras foi finalizada com a bela apresentação do CEO do Accreditation Pathways Institute – API, Carlos Hiran Goes de Souza, com o tema: "A gestão construtiva de conflitos e seus riscos nas organizações de saúde". Por meio de uma fala bastante informativa, leve e divertida, Hiran fez um recorte do cenário atual mundial e seus reflexos no cotidiano das pessoas e das organizações. "Os conflitos provocam transformações sociais", observou. Ele pontuou que a mediação de conflitos requer empatia, imparcialidade, resiliência, escuta ativa e estratégia. "E uma análise que tente demonstrar onde tudo isso impacta na cultura organizacional", disse.
O evento foi mediado pela Viviã de Sousa, da Viva+ Editora e Eventos, organizadora do Encontro dos Gestores Hospitalares – uma realização da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, com o apoio da Gestão & Valor em Saúde e o apoio institucional da Federação Brasileira de Hospitais (FBH). Realizado a cada dois meses, o Encontro, que é gratuito para associados da AHEG, conta com o patrocínio da Sicoob UniCentro Br, Unimed Goiânia, Hospcom, TOTVS, Glix Química e IEPG Faculdade.