Associados da AHEG e Ipasgo se reúnem para discutir problemas com novo sistema - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Associados da AHEG e Ipasgo se reúnem para discutir problemas com novo sistema

Publicado em : 14/11/2024

 

Faturamento, glosas e cronograma de pagamento foram alguns dos assuntos abordados na reunião, que contou com a participação de toda diretoria do Ipasgo e também do representante da empresa responsável pelo Facplan

 

Na última segunda-feira (11), a Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) promoveu uma reunião com a presença do presidente, diretoria e equipe do Ipasgo Saúde e também do representante da empresa responsável pelo Facplan para discutir os problemas que vêm sendo enfrentados pelos estabelecimentos associados desde a implantação do novo sistema de gestão, que entrou em atividade em 1º de agosto.


O encontro lotou o auditório da associação e contou com a participação de cerca de 130 associados das cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Inhumas, Trindade, São Luís de Montes Belos, Morrinhos, Ceres, Goianésia, Rio Verde e Jataí. Os presentes tiveram a oportunidade de relatar os problemas vivenciados e esclarecer dúvidas relacionadas à instabilidade e erros do sistema diretamente com Wanilton Gonçalves Junior, que é o gestor do contrato por parte do Grupo Fácil.


Também foram abordadas, na ocasião, questões sobre faturamento, glosas, cronograma de pagamento, dificuldades quanto à central de atendimento e assistência técnica, entre outros assuntos de extrema importância para a rotina e gestão financeira dos hospitais.


Segundo o presidente do Ipasgo Saúde, Vinícius Luz, a instituição está vivenciando junto com os prestadores esses problemas, uma vez que foi identificado, logo no início, um volume de glosas acima do padrão de mercado. "Quando identificamos isso, partimos para tentar equalizar esses problemas e as decisões tomadas foram, inicialmente, pagar por média nos últimos doze meses. Em seguida, tomamos a iniciativa de pagar faturamento cheio para dar uma margem de fôlego para a rede credenciada e poder reprocessar da maneira adequada as competências agosto e setembro", explicou. Luz inclusive pede a compreensão e colaboração dos hospitais em relação ao fechamento final das competências 8 e 9, que terão que ser reprocessadas. "Uma planilha será disponibilizada para que todos nos enviem o fechamento original. Não precisa apresentar a fatura de novo, mas sim os dados desta fatura para fazermos, dentro do Ipasgo, uma conferência individual de cada prestador terceiro e saber exatamente o que é do hospital, do médico, do laboratório, enfim, de todos os terceiros que estão sendo apresentados dentro dessas contas", esclarece.


Já para solucionar o problema do curto prazo para envio das faturas, foi informado que foi solicitado à empresa responsável pelo Facplan ajustes no sistema. A mudança, que deve começar a valer já nos próximos dias, permitirá que os prestadores incluam as contas gradualmente ao longo do mês. Desta forma, apenas a transmissão e o faturamento deverão ser realizados no período acordado, que é do dia 1º ao dia 5 de cada mês.


Adelvânio Francisco Morato, presidente da AHEG, ressaltou que a situação impacta a todos e clamou por união e agilidade na busca por soluções. "Os hospitais, quando não recebem, não dão conta de honrar seus compromissos. Estamos vendo as pessoas aqui angustiadas e por isso fiz questão de solicitar a presença dos profissionais técnicos, já que são eles que enfrentam esses problemas em seu dia a dia. Temos que resolver isso porque todos nós aqui estamos sendo cobrados. Precisamos de tempo, não de distância, mas de resolução. Então, contamos com a sensibilidade do Ipasgo para entender o nosso problema e para que possamos continuar atendendo bem os seus usuários, mas consideramos o saldo desta reunião positivo, sobretudo em saber que todas as glosas serão pagas após a finalização das devidas adequações", reiterou.


O compromisso de manter os pagamentos em dia foi reforçado pelo presidente do Ipasgo, que garantiu ainda respostas personalizadas a todos que se manifestaram na reunião. Luz ressaltou também a importância da atualização cadastral dos credenciados para otimizar a comunicação, informando que a mala direta e o portal do Ipasgo serão utilizados para fortalecer a divulgação de informações, assim como os canais de comunicação da AHEG. Em complemento, deliberou-se pela formação de um grupo no WhatsApp, onde serão reunidos associados da entidade, Ipasgo e a empresa desenvolvedora, para garantir uma comunicação eficiente e maior agilidade na resolução dos problemas.