Covid-19: Notificação de Prestação de Informações - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Covid-19: Notificação de Prestação de Informações

Publicado em : 08/04/2020

Unidades hospitalares goianienses estão obrigadas a utilizar formulário para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, suspeitas e/ou confirmações da Covid-19

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) orienta as unidades hospitalares associadas, localizadas no município de Goiânia, sobre a utilização obrigatória do formulário de Notificação de Prestação de Informações/Termo de Compromisso para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e/ou casos suspeitos e/ou confirmados do novo coronavírus (Covid-19).

Instituída por meio da Portaria nº 130/2020, de 3 de abril de 2020, a medida objetiva colher informações diárias e acompanhar o quadro clínico do paciente, por meio de monitoramento de equipe especializada da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS).

A notificação deve ser preenchida pelo profissional de saúde assistente, entregue ao paciente para assinatura do termo de compromisso e enviada à Superintendência de Vigilância em Saúde da SMS. Vale ressaltar que tais informações também devem ser registradas na plataforma disponibilizada pelo Ministério da Saúde, no site https://notifica.saude.gov.br/login.

Em relação aos casos graves em situação de internação, os mesmos devem ser notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), por meio da ficha de notificação específica, com indicação da coleta de amostra para exames específicos. A SMS, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Goiânia, tem uma equipe que realiza a coleta na sede dos hospitais. O serviço pode ser solicitado via telefone, pelos números (62) 3524-3389 ou (62) 99240-8185.

A AHEG reitera, ainda, a necessidade de prestação das devidas informações sobre seu quadro clínico à autoridade sanitária, nos casos em que a equipe do Serviço de Monitoramento de pacientes entrar em contato com as unidades hospitalares, via telefone. Os documentos mencionados neste comunicado podem ser conferidos aqui.