Educação Financeira: da liberdade para a independência financeira - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Educação Financeira: da liberdade para a independência financeira

Publicado em : 24/06/2022

Nunca se falou tanto sobre liberdade e independência financeira, e não é raro vermos estes termos sendo utilizados como sinônimos, porém, eles se referem a situações distintas.

Para compreender melhor qual a diferença entre liberdade e independência financeira, primeiramente é importante conhecer a definição de cada uma delas.

Afinal, o que é liberdade financeira?

A liberdade financeira, que também pode ser chamada de estabilidade, se refere a um estado de mais autonomia, em que a pessoa pode tomar decisões financeiras com mais tranquilidade, sem se sentir pressionada por dívidas ou contas a pagar.

Podemos dizer que alguém alcançou a liberdade financeira quando, além de ter as contas em dia, ganha o suficiente para manter um padrão de vida confortável e ainda pode se dar certos luxos, como trocar de carro ou fazer uma viagem, por exemplo, sem se endividar ou comprometer seu orçamento.

De certo modo, conquistar a liberdade financeira é o primeiro passo em direção à independência financeira.

E a independência financeira, ao que se refere?

A independência financeira, popularmente conhecida como “viver de renda”, ocorre quando uma pessoa atinge patrimônio acumulado e investido suficientes para gerar rendimentos capazes de suprir todos os seus gastos e manter seu padrão de vida sem depender de outras fontes de renda.

Diferentemente da aposentadoria, que depende da contribuição para o INSS e geralmente só é atingida por volta dos 60 anos de idade, a independência financeira depende da assertividade nos investimentos e pode ocorrer muito mais cedo — embora, contribuir com o INSS também seja uma forma de garantir renda futura.

Em um breve entendimento, compreendemos que o primeiro passo para a independência financeira está em ter liberdade financeira e é, neste exato momento, que compreendemos a importância da Educação Financeira em nosso dia a dia.

Em qual momento você está?