Saúde do Homem é foco da Unimed Goiânia na campanha Novembro Azul - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Saúde do Homem é foco da Unimed Goiânia na campanha Novembro Azul

Publicado em : 02/12/2021

Aproveitando os holofotes da campanha Novembro Azul, realizada com as mais diferentes iniciativas de prevenção contra o câncer de próstata, no Brasil inteiro, a Unimed Goiânia faz um alerta sobre a importância de se ampliar esse foco para discutir, de maneira aberta e elucidativa, a saúde masculina de maneira global.

O câncer de próstata não é o único tipo de tumor masculino que é preocupante. Segundo o diretor de Mercado da Unimed Goiânia, o médico urologista, Frederico Moraes Xavier, o câncer de pênis e o câncer nos testículos, apesar de menos frequentes, também têm incidência e necessitam de cuidado e prevenção. “É importante quebrarmos tabus na comunicação com a sociedade para evitarmos que esses tipos de tumores provoquem mutilações no homem, e principalmente a morte”, reforçou Frederico.

Assim como o câncer de colo de útero, que é o terceiro mais incidente em mulheres, o câncer de pênis também pode se desenvolver através do vírus do papiloma humano (HPV). Este vírus é o patógeno sexualmente transmissível mais comum do mundo e causa verrugas na pele.

Por se tratar de tumores localizados em um órgão externo, o câncer de pênis tem um diagnóstico mais simples do que os tumores na próstata. Mas existem casos de diagnósticos tardios, que fazem com que sejam necessários procedimentos mais sérios, como tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Em algumas situações ainda mais críticas, pode ser necessária a amputação de parte do pênis ou até mesmo do órgão inteiro.

O câncer de pênis tem como principal fator de risco, a falta de higiene. Ele é raro em países ricos, mas relativamente comum em regiões subdesenvolvidas e está associado a falta de orientação para o homem sobre a necessidade de lavar o órgão. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 1.600 pênis são amputados por ano.

“Entendemos que é importante ampliarmos a atenção do público masculino sobre o cuidado com a saúde masculina em todos os aspectos. De todo modo, é fundamental manter viva a campanha sobre o câncer de próstata. O ideal é que a saúde do homem, de maneira integral seja o foco da conscientização”, disse Frederico.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 60 mil homens são diagnosticados com esse tipo de tumor anualmente, e mais de 15 mil perdem a vida todo ano para a doença.

A Unimed Goiânia, este ano, está realizando em novembro um circuito de ações que inclui a abordagem do câncer de próstata por médicos especialistas. Uma live realizada no dia 24 de novembro abriu espaço para importantes apontamentos dos médicos urologistas, Uirá Maíra Resende e Antônio de Moraes Júnior. Um dos pontos focais da campanha foi a iluminação azul do prédio do Centro de Diagnóstico Unimed na Avenida T-7. É um ponto de referência que lembra a todas as pessoas que passam por ali que é importante realizar a prevenção do câncer de próstata com a rotina de visita ao médico.

Live AHEG 25/05

 20/05/2022

No próximo dia 25 de maio, às 17h, vamos dialogar sobre Desafios Multiprofissionais no Processo de Segurança do Paciente e de seus Colaboradores. Nossos convidados especiais são: Joselito Cardoso, diretor comercial na Inpart Saúde; Regiane Gama, presidente sociedade Federal de Instrumentação Cirúrgica; Andressa Lisboa, assessora administrativa de equipes cirúrgicas; Natália Ribeiro, secretária executiva e [...]

EXPEDIENTE AHEG

 16/05/2022

  A AHEG informa que, devido ao feriado da padroeira de Goiânia na terça-feira (24/05), não haverá expediente no dia 23/05.

Hospital: saiba como proporcionar rentabilidade e gerar valor para a sua instituição

 11/05/2022

O conceito de geração de valor nos Hospitais tem a sua essência na ideia de superar expectativas, ou seja, proporciona uma experiência para além do simples cumprimento dos acordos pré-estabelecidos com o corpo clínico, fornecedores e pacientes. Nesse sentido, distante de uma leitura subjetiva, a geração de valor para os stakeholders é uma estratégia indispensável para as instituições competitivas [...]

Capacitação - Difteria (12 de maio de 2022)

 10/05/2022

Prezados(as)   A Superindencia de Vigilancia em Saúde/ GVEDT/CDIR está convidando você para uma Capacitaçao em Difteria através Zoom agendada. dia 12/05/2022 , com inicio ás 14:00 hs. Segue anexo , programaçao Tópico: Capacitação em Difteria Hora: 12 mai. 2022 01:30 da tarde São Paulo Entrar na reunião Zoom https://us06web.zoom.us/j/89291522169?pwd=RzBtM0RpWkdTK1ZwUUtWYWtGWFVhQT09 ID da [...]