Saúde do Homem é foco da Unimed Goiânia na campanha Novembro Azul - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Saúde do Homem é foco da Unimed Goiânia na campanha Novembro Azul

Publicado em : 02/12/2021

Aproveitando os holofotes da campanha Novembro Azul, realizada com as mais diferentes iniciativas de prevenção contra o câncer de próstata, no Brasil inteiro, a Unimed Goiânia faz um alerta sobre a importância de se ampliar esse foco para discutir, de maneira aberta e elucidativa, a saúde masculina de maneira global.

O câncer de próstata não é o único tipo de tumor masculino que é preocupante. Segundo o diretor de Mercado da Unimed Goiânia, o médico urologista, Frederico Moraes Xavier, o câncer de pênis e o câncer nos testículos, apesar de menos frequentes, também têm incidência e necessitam de cuidado e prevenção. “É importante quebrarmos tabus na comunicação com a sociedade para evitarmos que esses tipos de tumores provoquem mutilações no homem, e principalmente a morte”, reforçou Frederico.

Assim como o câncer de colo de útero, que é o terceiro mais incidente em mulheres, o câncer de pênis também pode se desenvolver através do vírus do papiloma humano (HPV). Este vírus é o patógeno sexualmente transmissível mais comum do mundo e causa verrugas na pele.

Por se tratar de tumores localizados em um órgão externo, o câncer de pênis tem um diagnóstico mais simples do que os tumores na próstata. Mas existem casos de diagnósticos tardios, que fazem com que sejam necessários procedimentos mais sérios, como tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Em algumas situações ainda mais críticas, pode ser necessária a amputação de parte do pênis ou até mesmo do órgão inteiro.

O câncer de pênis tem como principal fator de risco, a falta de higiene. Ele é raro em países ricos, mas relativamente comum em regiões subdesenvolvidas e está associado a falta de orientação para o homem sobre a necessidade de lavar o órgão. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 1.600 pênis são amputados por ano.

“Entendemos que é importante ampliarmos a atenção do público masculino sobre o cuidado com a saúde masculina em todos os aspectos. De todo modo, é fundamental manter viva a campanha sobre o câncer de próstata. O ideal é que a saúde do homem, de maneira integral seja o foco da conscientização”, disse Frederico.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 60 mil homens são diagnosticados com esse tipo de tumor anualmente, e mais de 15 mil perdem a vida todo ano para a doença.

A Unimed Goiânia, este ano, está realizando em novembro um circuito de ações que inclui a abordagem do câncer de próstata por médicos especialistas. Uma live realizada no dia 24 de novembro abriu espaço para importantes apontamentos dos médicos urologistas, Uirá Maíra Resende e Antônio de Moraes Júnior. Um dos pontos focais da campanha foi a iluminação azul do prédio do Centro de Diagnóstico Unimed na Avenida T-7. É um ponto de referência que lembra a todas as pessoas que passam por ali que é importante realizar a prevenção do câncer de próstata com a rotina de visita ao médico.