Encontro dos Gestores Hospitalares do Estado de Goiás - Gestão de riscos e crises nos hospitais
Publicado em : 14/11/2023
"Gestão de riscos e crises nos hospitais"
Esse foi o tema central do Encontro dos Gestores Hospitalares do Estado de Goiás, evento promovido pela AHEG, realizado no dia 14 de novembro, às 9h, na sede da associação
A edição de novembro do Encontro dos Gestores Hospitalares do Estado de Goiás, que reúne palestrantes sobre os mais atuais temas do mercado da saúde, foi realizada no dia 14, às 9 horas, no auditório da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás – AHEG.
Nesta edição, recebeu Ivan Lima, CEO da KBL Accounting, e Bruno Prado, sócio-diretor da KBL Accounting, que trataram do tema "Gestão de riscos e crises na ADM Hospitalar". Marcelo Carnielo, diretor da Planisa, também proferiu palestra, com o tema "Gestão de Riscos e Crises: O que fazer?".
Quebrando paradigmas
Foi Marcelo Carnielo quem abriu a palestra por meio de participação virtual. "É impossível a um homem aprender o que ele acha que já sabe", com esta citação filosófica, ele provocou a plateia a quebrar paradigmas justamente para entender o que fazer no que tange à gestão de riscos e crises.
Ele sugeriu aos presentes um caminho para melhorar a performance de resultado, o que inclui: ter governança de dados, definir mix de produtos e modelo de remuneração, diminuir a ociosidade e o desperdício, acompanhar o corpo clínico e diminuir custos fixos, se possível transformando-os em variáveis.
Riscos que podem trazer prejuízos
Bruno Prado, da KBL Accounting, abordou, de forma bem prática para o dia a dia, a gestão de riscos para os estabelecimentos de saúde. Falou sobre Risco de Acidente no Trabalho – RAT, sobre o Gerenciamento correto do Fator Acidentário de Prevenção – FAP, sobre a Lei 7.498/86, que prevê a implantação de locais de descanso para enfermeiros, sobre a jornada de trabalho 12 x 36, cotas do PCD e do Jovem Aprendiz e também sobre a LGPD, dentre outros fatores.
Fluxo financeiro
Ivan Lima, também da KBL Accounting, falou sobre a gestão de riscos financeiros. "O fluxo financeiro de uma entidade é fundamental para a sua sobrevivência", decretou. Segundo ele, "a gestão do capital de giro envolve fluxo de caixa, tomada de decisões e sustentabilidade".
Ivan chamou a atenção para os fatores que podem afetar o capital de giro, dentre eles as tendências de mercado, o ciclo operacional e o relacionamento com os fornecedores. Ele ainda falou sobre os indicadores financeiros relacionados ao capital de giro (Capital Circulante Líquido, Giro do Ativo, Prazo Médio de Recebimentos e Pagamentos).
Ao final do Encontro, os presentes participaram de um sorteio de brindes, gentilmente cedidos pelos patrocinadores. O evento é gratuito para associados da AHEG e realizado a cada dois meses e conta com a parceria da Unimed Goiânia, do SICOOB UniCentro Br, da KBL Accounting, da TOTVS e da HUMA Tecnologia; e também com o apoio da Federação Brasileira de Hospitais (FBH).